Candidatos seleccionados no concurso público pela ATO reivindicam enquadramento
Candidatos seleccionados no concurso público pela ATO reivindicam enquadramento
NAIL

Pelo menos 150 candidatos aprovados no concurso público realizado nos finais do ano de 2023 para integrarem à gestão do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), até à presente data ainda não foram admitidos, numa altura em que faltam poucos meses para o arranque da segunda fase da operacionalização da unidade aeroportuária de Luanda, soube o Imparcial Press.

Os candidatos atribuem responsabilidades na morosidade do processo de admissão à empresa ATO (Temporary Operator), entidade gestora temporária do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), como também é designado, responsável pela implementação de todas as medidas de gestão que garantam a activação e operação do NAIL, uma vez que não responde as reclamações dos recém-enquadrados.

Os futuros funcionários do novo aeroporto, que agora reclamam por admissão, têm os seus nomes publicados nas listas definitivas do referido concurso público, no Jornal de Angola, do dia 19 de outubro de 2023, o que, na opinião destes, “não há razões para até agora não terem sido chamados para os procedimentos administrativos que se impõem à sua admissão”.

Para quando a previsão do enquadramento dos candidatos aprovados, o Imparcial Press não conseguiu apurar no âmbito do direito de resposta que se impõe à instituição, face a denúncia, assim como os respectivos candidatos nunca conseguem ter pronunciamentos das entidades afins, face as reclamações apresentadas.

A ATO- AIAAN (Temporary Operator) é a entidade criada pelo Ministério dos Transporte de Angola para fazer a gestão do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), até a chegada do Operador Internacional, mas, alegam os denunciantes, “os velhos problemas na gestão do bem público por parte dos nossos gestores angolanos, presume-se, terem sido também transportados para o Novo Aeroporto Internacional de Luanda”, considera um dos interlocutor do Imparcial Press.

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) ou NAIL, localizado no distrito urbano do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, foi inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, em 10 de novembro de 2023.

A construção do tão aguardado NAIL, decorreu num período de cerca de 16 anos, cujo investimento está orçado em mais de 7 mil milhões de dólares morte americano aos cofres do Estado angolano, sendo que a previsão para receber os primeiros voos internacional está para o III trimestre de 2024.

Segundo o cronograma de funcionamento do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, numa primeira fase, já no ano em curso, vai efectuar operações de voos de carga. Na segunda fase iniciar-se-á em março deste ano, com as operações de voos domésticos.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido