Detida directora da Escola de Saúde do Sumbe por tráfico de influência
Detida directora da Escola de Saúde do Sumbe por tráfico de influência
Salome Gonga

A directora pedagógica da Escola de Formação de Técnicos de Saúde do Sumbe (Cuanza Sul), Salomé Gonga, e um professor da referida instituição foram detidos, na quinta-feira última, por suposta ilicitude no concurso público de ingresso de estudantes e tráfico de influência.

Segundo uma nota da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), os dois responsáveis escolares foram detidos em flagrante, quando negociavam uma vaga com o director do Gabinete Municipal da Energia e Águas do Sumbe, Francisco João, sem este participar no concurso público de ingresso.

“No seguimento de uma denúncia pública, deslocou-se à escola uma brigada de inspectores da IGAE e oficiais do SIC que flagraram a directora pedagógica e o professor Adriano Ventura a negociar uma vaga com o senhor Francisco João, violando os princípios da probidade pública e administrativa, da prossecução do interesse público, do rigor, da transparência e da moralidade”, lê-se no documento.

Informa que os detidos serão presentes ao Ministério Público para os trâmites subsequentes. Este o primeiro caso registado, este ano, pela IGAE na cidade do Sumbe.

A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo, com a missão de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.

O objectivo é de prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõe, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido