Escritor J. Karykoku apresenta “Guerra de papéis aos amantes da Literatura”
Escritor J. Karykoku apresenta "Guerra de papéis aos amantes da Literatura"
karykoku

O escritor J. Karykoku, pseudónimo literário de João Salvador Catato Gunza, lançou, nas plataformas digitais, em Menongue capital do Cuando Cubango, a sua obra intitulada “Guerra de papéis aos amantes da Literatura”. O livro tem 47 páginas. Todo o trabalho editorial foi da responsabilidade da Versos Editora.

Para ter acesso ao livro, os clientes que participaram do dia de lançamento, na quarta-feira, tiveram de fazer o pagamento simbólico de 500 kwanzas, ao passo que a partir de hoje, quinta-feira, basta acessar a hiperligação https://versoseditora.online.

Em declarações à Angop, J.Karykoku disse que a obra é uma resposta de um projecto que já estava em carteira desde o lançamento da anterior, em Dezembro de 2023, intitulada “O jeito certo de sorrir”.

A mesma foi inspirada na observação do escritor ao convívio de diferentes casais, que brigam pela divisão de papéis no lar e na sociedade.

Justificou ser um conto propositado, especialmente para o dia dos namorados, pois apresenta um conjunto de respostas ligadas ao empoderamento feminino e ao papel do género num determinado relacionamento.

Neste particular, realçou a profunda reflexão sobre quem mais exige, num relacionamento, em termos de presentes e o que deve ser feito por cada um e pelo casal.

O autor refere que da guerra de papéis fica difícil distinguir o género mais exigente, embora entenda que as mulheres sentem-se no maior direito de receber, de cobrar e de exigir, uma tendência com maior respaldo no seio das mulheres menos empoderadas.

Justificou que lançar em formato digital em E-book tornou-se mais económico e mais abrangente para o público leitor, não só da província do Cuando Cubango, mas de Angola de forma geral e até mesmo de outras regiões do mundo.

O também delegado provincial da Brigada Jovens de Literatura apontou como próximo desafio a tradução da obra nas línguas inglesas e francesas, tendo assegurado que já é possível proceder à edição e impressão de livros a partir do Cuando Cubango.

Sobre o autor

Formado em antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, versado em Antropologia da Comunicação, J.K é professor, comunicólogo e copywriter.

Enquanto profissional, abraçou diversos desafios nas áreas de jornalismo, comunicação institucional, administração pública, agricultura, canca, orientação e educação.

J.Karykoku é ainda autor do ebook “Quando a luz se Apaga” (Guia de Gestão de Carreira, 2020).

Organizou igualmente a premiada Antologia de Contos Nostalgia, publicada em 2021, pela Mar Morto Editora, bem como o poema Pétalas Sem Pérolas, do escritor Kulanda Kutima (em memória).

É membro da coordenação provincial do Movimento Lev’arte e vencedor do prémio escritor do ano 2023, na V edição do Top Laika.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido