Futebol: Selecção nacional está a dois passos para se apurar no Mundial’2026
Futebol: Selecção nacional está a dois passos para se apurar no Mundial'2026
Palancas

A seleção angolana de futebol, vulgo Palancas Negras, está a dois passos para se apurar no Campeonato do Mundo de 2026, a disputar-se nos Estados Unidos da América, Canadá e México, caso vencer os dois próximos jogos as suas congêneres de Cabo Verde e das Ilhas Maurícias.

O jogo Cabo Verde – Angola, disputa-se no dia 16 de Novembro, em solo cabo-verdiano, referente à 1ª jornada do Grupo D das eliminatórias de acesso à fase final da competição. O desafio entre as selecções lusófonas acontece às 19h00 locais (21h00 Angola).

Os Palancas Negras voltam a jogar fora de casa no dia 20 do mesmo mês, com as Ilhas Maurícias. O desafio da segunda jornada disputa-se às 11h30 (8h30 em Angola).

O seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, vai divulgar os convocados para os encontros com as similares de Cabo Verde e Maurícias, do grupo D de apuramento ao Mundial 2026, durante uma conferência de Imprensa via Zoom na próxima terça-feira, 07 de Novembro, às 15h00, na sede da Federação Angolana de Futebol.

Depois da estreia em 2006, a selecção nacional não descarta a possibilidade de voltar a estar presente na maior montra do futebol mundial. O desafio é difícil, mas não é impossível. Exige, sim maior profissionalismo e responsabilidade a quem de direito.

Com o aumento de 32 para 48 selecções, dos quais nove do continente africano (contra as anteriores cinco) com apuramento directo, os angolanos podem sonhar em repetir a proeza.

De salientar que, possivelmente haverá mais uma vaga dependendo de um “play-off” final, envolvendo seis selecções, num mini-torneio para decidir as duas últimas vagas, com uma representação por confederação (excepto a UEFA e outra da confederação dos países-sede (CONCACAF).

A Europa terá 16 representantes, a Ásia nove, a CONCACAF, que cobre a América do Norte, América Central e Caraíbas, terá oito lugares e a América do Sul fica com sete.

De acordo com a FIFA, cada confederação tem autonomia para definir o modelo de competição e o período para os jogos de classificação para o Mundial.

Esta será a 23ª edição disputada no período tradicional, entre os meses de Junho e Julho. A data da final foi marcada para domingo, 19 de Julho.

O Mundial’2026, a disputar em três países, Estados Unidos da América, Canadá e México, novo modelo da FIFA está a ser aguardado com expectativa. Angola procura a segunda presença num campeonato do mundo FIFA, depois da edição de 2006, disputado na Alemanha, ganha pela Itália.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido