Guiné-Bissau: Presidente do Supremo Tribunal de Justiça suspenso por crime de corrupção
Guiné-Bissau: Presidente do Supremo Tribunal de Justiça suspenso por crime de corrupção
STJ guine

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, José Pedro Sambú, foi suspenso das suas funções, por suspeitas de corrupção.

Em Angola, o corrupto juiz presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, é acarinhado e protegido pelo Presidente da República, mesmo após as inúmeras denúncias, com provas palpáveis, sobre a sua conduta imprópria que ofende os ditames da justiça.

A decisão foi tomada em sessão plenária extraordinária do Conselho Superior da Magistratura Judicial por alegada obstrução à justiça no âmbito de um processo que corre no Tribunal, envolvendo uma empresa multinacional que opera na Guiné-Bissau.

O Conselho decidiu instaurar o processo disciplinar contra o presidente do mais alto órgão judicial do país, que transitoriamente foi suspenso e substituído pelo seu vice-presidente Lima André.

O jurista Luís Peti denuncia violações “graves” que podem “beliscar a imagem do país”. “Para nós é grave, para não dizer uma situação de tremenda ilegalidade. Quem convocou esta sessão não tem as devidas competências. O presidente está em funções, está activo e não tem nenhum impedimento”, explicou o jurista.

“Mesmo que eventualmente tenha sido levantada a questão ligada à corrupção, ou seja ao envolvimento directo nos processos, o presidente como cidadão merece o princípio da presunção de inocência. Uma vez mais, estamos perante situações que estragam a imagem do Supremo Tribunal de Justiça e a imagem do país”, concluiu.

Tudo começou com a Carta Aberta da Associação Sindical dos Magistrados Judiciais Guineenses, ASMAGUI, dirigida ao Presidente Pedro Sambú, pedindo a sua demissão para salvaguarda da dignidade do poder judicial.

A ASMAGUI sustentou o pedido, pela denúncia no Ministério Público, de crime de coacção, peculato, corrupção e administração danosa contra o Presidente Pedro Sambú.

in RFI

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido