Huambo: Governo determina evacuação do prédio da ex-FAPA – Moradores instalados na centralidade Fernando Faustino Muteka
Huambo: Governo determina evacuação do prédio da ex-FAPA - Moradores instalados na centralidade Fernando Faustino Muteka
Prédio da Fapa no Huambo

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, anunciou ontem, domingo, 04 de Fevereiro, que o edifício da ex-FAPA, localizada na avenida 21º Aniversário da Independência, na cidade do Huambo, vai ser evacuado com urgência, devido ao avançado estado de degradação.

Segundo o governante, a evacuação imediata do edifício, prevista para os próximos cinco dias, com o objectivo de salvar vidas humanas, resulta de uma avaliação técnica efectuada pelo Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), aponta um índice bastante elevado de fissuras, por ter sofrido abalos de estrondosas bombas durante o conflito armado.

Em declarações, ontem à Rádio Huambo, emissora provincial do grupo Rádio Nacional de Angola, Elmano Francisco apontou os aspectos visuais, as condições de salubridade e higiene, os pormenores técnicos e estruturais, como sendo os principais factores para o realojamento urgente dos moradores.

Explicou que o processo de evacuação encerra a componente de trocas, para a centralidade Fernando Faustino Muteka, no município da Caála, devido ao estado de degradação avançada, preservando o bem vida e garantir condições dignas de habitabilidade.

O responsável disse que o prédio conta com três grupos distintos de ocupantes, designadamente os arrendatários das lojas, os inclinas dos apartamentos pertencentes ao Instituto Nacional de Habitação e os que têm os imóveis alienados pelo Estado.

Perante tal situação, acrescentou, foram realizadas reuniões com os diferentes grupos de ocupantes imóveis, numa altura em que o Governo não dispõe de lojas para restituir aos alienados pelo Estado, daí que irão receber, também, apartamentos.

Disse que os proprietários dos apartamentos alienados pelo Estado receberão as casas na Centralidade Fernando Faustino Muteka, de forma directa, ou seja, não terão de pagar mais nada, pois se trata da restituição de um direito que lhes cabe, ao passo que os arrendatários continuarão a pagar no Instituto Nacional de Habitação.

Elmano Francisco disse tratarse de oito lojas e 121 famílias cadastradas, que vai resultar num universo de 129 apartamentos na centralidade Fernando Faustino Muteka.

O responsável disse que os ensaios das equipas do Laboratório de Engenharia de Angola definiram que o prédio da ex-FAPA, construído há mais de 50 anos, com 10 andares, deve ser evacuado imediatamente, para evitar, nos próximos dias, um provável acidente social.

Na mesma perspectiva, disse, está o do Angotel, com 70 famílias, embora não com as características que o da ex-FAPA apresenta, ou seja, neste edifício, segundo estudo é possível esperar um pouco mais e encontrar uma solução ideal, nos próximos dias.

Referiu que, do ponto de vista a prioridade, do aspecto crítico e do estado limite último de utilizado dos edifícios, o prédio da ex-FAPA constitui um problema comprovado, pois os relatórios dos estudos realizados concluíram a evacuação a sua imediata.

A par destes, salientou, consta o prédio da Energia, com 45 famílias, que deverá ser o último a ser evacuado, pois é do conhecimento de todos da existência de um Decreto Presidencial que determina a demolição de edifícios a nível de todo o país.

Disse que a materialização do Decreto Presidencial, que determina, também, a construção de habitações, cabe ao Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação. Recorda-se que o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a demolição nove edifícios nas províncias do Bié, Cuanza Sul, Huambo e Luanda.

Em Despacho Presidencial nº 255/23, de 25 de Outubro, justifica-se a demolição dos referidos edifícios devido ao estado de degradação avançada, preservando o bem vida e garantir condições dignas de habitabilidade. Conforme o Decreto, no Huambo está prevista a demolição do edifício ex-FAPA.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido