IECA afasta reverendo Martinho Sonjamba por venda de património da Missão de Camundongo
IECA afasta reverendo Martinho Sonjamba por venda de património da Missão de Camundongo
IECA bie

O reverendo Martinho Sonjamba José Diogo foi destituído do cargo de secretário provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Bié, função que exercia desde 2022, na sequência da comprovação da sua culpabilidade na apropriação e venda de património pertencente à Missão Evangélica de Camundongo, segundo informações apuradas pelo Imparcial Press.

A destituição ocorreu no passado dia 20 de Dezembro de 2025, por práticas consideradas lesivas aos princípios e normas da congregação religiosa. De acordo com fontes ligadas à igreja, o antigo responsável e outros dirigentes são acusados de se terem apropriado e vendido uma parcela de terra da Missão de Camundongo.

A denúncia partiu de membros da comunidade local, que alegam que o negócio terá sido realizado com cidadãos de nacionalidade chinesa, contrariando a tradição segundo a qual as terras da missão devem permanecer sob responsabilidade dos naturais de Camundongo.

A Missão Evangélica de Camundongo foi elevada, em 2022, à categoria de Património Histórico Nacional pelo Ministério da Cultura. O local alberga infraestruturas como igreja, hospital, escolas, centros de formação profissional, internatos e sistemas de energia eléctrica e de água potável, que nos últimos anos beneficiaram de acções de reabilitação no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Na sequência da destituição, o secretário-geral da IECA, pastor Luciano Chianeke, empossou neste domingo, durante o culto dominical, o pastor Herculano Chinganguela como novo secretário do Sínodo Provincial da IECA no Bié. A cerimónia foi testemunhada pela governadora da província, Celeste Adolfo.

Com 71 anos de idade, Herculano Chinganguela assume um mandato de cinco anos, tornando-se o quarto secretário provincial na história do Sínodo do Bié, fundado em 2002.

Natural do município do Ecunha, província do Huambo, nasceu a 15 de Janeiro de 1955 e foi ordenado pastor a 28 de Julho de 1991, no Lobito, província de Benguela. Já exerceu funções de secretário provincial do Sínodo de Benguela, tendo sido o terceiro na sua história.

Na sua pregação, o secretário-geral da IECA afirmou que o empossamento do novo secretário marca “uma nova página” para a igreja na região, apelando à união dos fiéis.

Apontou como principal desafio a expansão da denominação religiosa para os novos municípios e províncias criados no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa do país, sublinhando a aposta na formação de pastores para responder a essa expansão.

Luciano Chianeke anunciou ainda que está agendado para o próximo domingo o empossamento do primeiro secretário do Sínodo Provincial do Moxico Leste, depois de processos semelhantes já terem ocorrido no Icolo e Bengo, assegurando que a reorganização continuará a nível municipal assim que forem consagrados 24 estudantes finalistas.

O responsável reafirmou igualmente o compromisso da IECA em continuar a desenvolver acções sociais em todo o país, apoiando o Governo nos sectores da educação, saúde e outras áreas sociais.

Por sua vez, o novo secretário provincial do Bié comprometeu-se a trabalhar para a unidade da igreja e a reconciliação dos fiéis, defendendo a necessidade de ultrapassar o passado e focar-se nos desafios futuros.

Intervindo na cerimónia, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, reiterou o compromisso do Governo Provincial em reforçar a parceria com a IECA e outras igrejas legalmente reconhecidas, visando a moralização da sociedade, a promoção dos valores éticos, culturais e patrióticos e o desenvolvimento de acções sociais nos domínios da saúde, educação e agricultura.

O Sínodo Provincial da IECA no Bié, criado em 2002, conta actualmente com 54 pastorados, quatro missões, congregações e postos de pregação, sendo a missão pastoral assegurada por cerca de 40 pastores.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido