Laurent Gbagbo candidata-se as eleições de 2025
Laurent Gbagbo candidata-se as eleições de 2025
Gbagbo

O ex-Presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, concordou, sábado, em liderar o partido que fundou nas eleições presidenciais de 2025, disse à Reuters o porta-voz Katinan Kone após uma reunião do comitê central do partido.

Laurent Gbagbo foi Presidente do país da África Ocidental de 2000 a 2011, lançou o seu Partido Popular Africano – Costa do Marfim (PPA-CI) em 2021, após a sua absolvição de acusações de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

O antigo estadista perdeu o controlo do partido que fundou anteriormente, a Frente Popular da Costa do Marfim (IPF), para um antigo aliado enquanto estava preso à espera de julgamento nos Países Baixos durante vários anos, mas mantém uma base grande e leal de apoiantes no seu país.

As eleições deverão realizar-se em Outubro de 2025, porém, o Presidente Alassane Ouattara, reeleito em 2020, ainda não disse se irá concorrer novamente.

Outro possível candidato é Tidjane Thiam, antigo executivo-chefe do banco suíço Credit Suisse, que em Dezembro se tornou presidente do PDCI, um dos principais partidos da oposição da Costa do Marfim, embora o partido ainda não tenha designado formalmente o candidato escolhido.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido