Morreu o primeiro comandante da PSOE
Morreu o primeiro comandante da PSOE
Toy Makuesse

Faleceu hoje, terça-feira, 09 de Abril, no Hospital Militar Principal e Instituto Superior, em Luanda, o primeiro comandante da Polícia de Segurança de Objectivos Estratégicos (PSOE), comissário-chefe reformado António Henriques Miguel da Silva “Toy Makuesse”, aos 68 anos de idade, vítima de doença prolongada.

O malogrado, que dirigiu aquele órgão da Polícia Nacional, criado a 24 de Junho de 1996, durante dez anos (isto é, de 1996 a 2006), foi, antes da sua licenciatura na reforma, conselheiro do então comandante geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Ambrósio de Lemos.

A 4 de Abril do ano transacto, o comissário-chefe reformado Toy Makuesse foi a terceira figura (de uma lista de 32 pessoas) a ser condecorada com o grau de “Ordem do Mérito Militar – 1.º Grau” pelo Presidente da República, João Lourenço, por ter deixado a sua impressão digital na luta pela Independência Nacional, Paz, Democracia e Reconciliação Nacional.

Coincidentemente ou não, o facto é que Toy Makuesse morreu cinco dias depois do Presidente da República ter inaugurado aquela instituição sanitária.

Em reacção, o Comando Geral da Polícia Nacional – através de uma “nota fúnebre” enviada à redacção do Imparcial Press – lamentou o infortúnio, comunicando que o funeral de Toy Makuesse “será realizado em data a anunciar oportunamente”.

O informe assinado pela responsável da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, comissário Engrácia Lopes da Costa, destaca igualmente “a trajetória laboral” do malogrado nos órgãos de defesa e segurança, até à sua licenciatura na reforma.

“Nesta hora de dor e luto, o Comando Geral da Polícia Nacional lamenta a perda e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar”, finaliza.

De salientar que, em 2021, à margem do acto central das comemorações do 25° aniversário da PSOE, o comissário-chefe António Henriques Miguel da Silva “Toy Makuesse” mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento do órgão que dirigiu durante uma década, em termo de estruturas físicas e meios técnicos, quer no domínio de recursos humanos.

Na ocasião, lembrou que o primeiro Comando da PSOE estava instalado no Distrito Urbano do Rocha Pinto, onde funciona actualmente a direcção do Interclube. “As bases foram bem criadas, felizmente deixamos este Comando nas mãos de oficiais preparados e bem superados academicamente”, concluiu.

A Polícia de Segurança de Objectivos Estratégicos é uma força concebida para garantir a protecção e segurança das infra-estruturas que, pela sua natureza, são imprescindíveis à manutenção das funções vitais do Estado e da sociedade.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido