Moxico: Empresa de transformação da madeira encerra por falta de matéria prima
Moxico: Empresa de transformação da madeira encerra por falta de matéria prima
madeira1

A Yan Chuang Internacional, maior empresa de transformação da madeira da província do Moxico, encontra-se em fase de encerramento, devido à falta da matéria prima, soube esta segunda-feira a ANGOP.

A empresa Yan Chuang Internacional, que conta nos seus quadros com cerca de 75 trabalhadores, opera neste sector há seis anos, na fabricação de camas, cadeiras, mesas, guarda-factos e outros artefactos.

Em declarações à imprensa, no âmbito de uma visita de constatação efectuada pelo governador provincial, Ernesto Muangala, o coordenador dos trabalhos daquela empresa Xavier Crispé disse que empresa, actualmente, enfrenta dificuldades de aquisição da madeira.

Disse que a carência já perdura há cinco meses, influenciando negativamente no processo de produção da empresa, que até a esta altura já afastou 40 trabalhadores, dos 75 existentes.

“Temos muitos clientes, mas não há matéria prima, e dentro de duas semanas prevê-se o encerramento da empresa e o consequente despedimento dos trabalhadores”, lamentou.

Por sua vez, o governador Ernesto Muangala prometeu trabalhar com o Ministério da Agricultura e Florestas com vista à se encontrar uma solução e evitar a paralissção daquele empreendimento.

Conforme o responsável, a situação terá uma solução definitiva com a construção de um entreposto de fiscalização, comercialização da madeira na província.

Actualmente a madeira explorada no Moxico é transportada para a capital do país (Luanda), onde é comercializada, “situação que deve ser invertida”, conforme Ernesto Muangala.

A província do Moxico possui uma área de 223 mil 23 quilómetros quadrados, cuja floresta é constituída por várias espécies de madeiras, nomeadamente a Muvula, Mulonde, Mucossua, Muvuca e Mussesse, árvores consideradas de qualidade, que podem ser usadas na produção de imobiliário, dinamizando as pequenas indústrias de transformação.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido