
Faleceu esta terça-feira, aos 86 anos, vítima de doença, o antigo ministro da Educação, Augusto Lopes Teixeira “Tutu”, que desempenhou o cargo entre 1981 e 1991. À data da sua morte, era membro do Conselho de Honra do MPLA e general na reserva.
Nascido no município do Golungo Alto, a 9 de dezembro de 1938, Augusto Teixeira integrou desde muito cedo a luta pela independência de Angola, começando pela via política e posteriormente com envolvimento directo na Luta Armada de Libertação Nacional.
Licenciado em Engenharia, destacou-se por um percurso multifacetado no seio do MPLA e do aparelho do Estado. Em 1975, durante o governo de transição, exerceu as funções de secretário de Estado da Indústria e Energia. Foi igualmente membro do Comité Central, eleito no primeiro congresso do MPLA em dezembro de 1977.
Entre outras funções relevantes, foi o primeiro presidente do Comité Olímpico Angolano no pós-independência, entre 1979 e 1980, e assumiu o cargo de reitor da Universidade Agostinho Neto no período de 1980 a 1981.
Como ministro da Educação, liderou o sector durante uma década marcada por importantes desafios e transformações no sistema educativo nacional.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos militantes, amigos e simpatizantes, curva-se perante a memória de Augusto Lopes Teixeira e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar, reconhecendo o seu contributo inestimável à causa nacional.