Chivukuvuku promete apoiar população do Zango na obtenção do Bilhete de Identidade
Chivukuvuku promete apoiar população do Zango na obtenção do Bilhete de Identidade
pra-ja

O presidente do PRA-JA Servir Angola, Abel Epalanga Chivukuvuku, comprometeu-se, sábado, 27 de Setembro, a apoiar a população do Zango no processo de emissão do Bilhete de Identidade (BI), medida que considera essencial para garantir a participação dos cidadãos nas eleições gerais de 2027.

A promessa foi feita durante o programa político “7/7”, realizado no bairro Zango 4, município de Icolo e Bengo, onde o líder partidário voltou a criticar as desigualdades sociais em Angola.

“Não é aceitável num país rico como o nosso o povo continuar a viver assim. O nosso desafio é 2027: todas as pessoas que não têm bilhete de identidade, nós vamos ajudar a conseguir, para que possam votar. Todos devem ter BI”, afirmou Chivukuvuku, acrescentando que o PRA-JA “não vai parar” até garantir que os cidadãos estejam preparados para o sufrágio.

O dirigente defendeu que a mudança política deve traduzir-se em melhores escolas, estradas em condições e combate à pobreza, sublinhando que não é justo que apenas alguns vivam com estabilidade, enquanto “o povo continua a sofrer”.

Já Carlos Pinho, conselheiro do presidente do partido para a área da governação, reforçou que a identificação civil é um direito fundamental e um pré-requisito para o voto.

“Não é admissível que um cidadão nacional não esteja identificado. Vamos trabalhar em todos os níveis do PRA-JA para garantir que esses jovens e adultos obtenham o seu bilhete e estejam prontos para exercer o direito de voto em 2027”, assegurou.

No encontro, o secretário provincial do PRA-JA em Icolo e Bengo, Domingos Pedro, conhecido por Minguito Zé, destacou ainda os problemas estruturais enfrentados pelas comunidades locais, em especial no município do Calumbo, que, segundo disse, sofre com a falta de vias de acesso, escassez de escolas, insuficiência de unidades hospitalares e elevados índices de insegurança.

A iniciativa insere-se na estratégia de mobilização do PRA-JA para as eleições de 2027, com foco na aproximação às comunidades e no reforço da participação cívica.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido