Lunda Norte: Aeronave ao serviço da “De Beers” despenha durante a prospecção diamantífera
Lunda Norte: Aeronave ao serviço da "De Beers" despenha durante a prospecção diamantífera
De beers

Uma aeronave de pequeno porte (do tipo AT 502 B) que se encontrava em serviço de prospecção diamantífera da multinacional “De Beers Exploration Holdings Limited” caiu, pouco minutos depois de descolar, na manhã de quinta-feira, 22, no município de Cambulo, província da Lunda Norte, vitimando o único ocupante (piloto) que era um cidadão sul-africano, de 52 anos, que teve morte imediata.

Segundo as autoridades locais, a aeronave – que perdeu comunicação com a torre de controlo do aeroporto Deolinda Rodrigues – terá embatido numa árvore devido a fraca visibilidade provocada por nevoeiro.

Hoje, sexta-feira, foram encontrados os destroços da aeronave numa das áreas agrícolas da província da Lunda Norte, concretamente nas margens do rio Tchihumbwe, no município de Cambulo.

De acordo com o comandante municipal da Polícia Nacional no Cambulo, superintente-chefe Domingos Adão Pedro “Mila”, as buscas demoraram duas horas e contou com o envolvimento de especialistas de vários órgãos de Defesa e Segurança.

Sabe-se que, ontem, as aeronaves saíram por volta das 6h49 minutos do aeroporto Deolinda Rodrigues, em Saurimo, capital da Lunda-Sul, em trânsito para o município do Lucapa, com a finalidade de efectuar trabalhos de prospecção de diamantes.

O director-geral da diamantífera “De Beers”, em Angola, Mike Roberts, esteve ontem na localidade de N’zagi, município do Cambulo, vindo de Luanda, para se inteirar da situação.

No Cambulo, o gestor máximo da “De Beers”, em Angola, manteve encontro com a administradora municipal local, Bernadeth Cachoco, de quem recebeu garantias de apoio das autoridades locais para as buscas e localização dos destroços da aeronave.

Mike Roberts não aceitou prestar declarações à imprensa, mas, em breves palavras no encontro com a administradora municipal do Cambulo, afirmou que, apesar do infortúnio, a De Beers vai continuar de mãos dadas com o Governo angolano em busca de soluções para o crescimento e fortalecimento da economia nacional.

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
error: Conteúdo protegido