Angola participa em reunião sobre a Bacia do Congo
Angola participa em reunião sobre a Bacia do Congo
delang

Angola marcou uma presença significativa na 20ª reunião das partes da Parceria Florestal da Bacia do Congo (CBFP), realizada em Kinshasa, de 3 a 5 de Junho. Este importante evento reuniu mais de 500 participantes de países da Bacia do Congo e da Europa, consolidando-se como uma plataforma vital para o diálogo sobre a protecção e gestão sustentável dos ecossistemas florestais da África Central.

O Imparcial Press sabe que a delegação angolana foi liderada pelo secretário de Estado do Ambiente, Yuri de Sousa Santos, acompanhado pela directora-geral adjunta do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação, Marta Zumbo, e pelo ponto focal nacional da Comissão Clima da Bacia do Congo, Pedro Samuel. Esta participação destaca o compromisso de Angola com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região.

Na sessão de abertura, a ministra congolesa do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eve Bazaiba, enfatizou a necessidade de equilibrar a protecção das florestas com as necessidades das comunidades locais, sublinhando a importância de uma abordagem integrada para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

O ministro do Ambiente, Agricultura e Pecuária do Burundi e actual presidente do Conselho de Ministros da Comissão Florestal Centro-Africana (COMIFAC) alertou sobre as consequências das mudanças climáticas. “Se não agirmos, o nosso destino será o desaparecimento colectivo”, advertiu, ressaltando a urgência de acções concretas e colaborativas.

Organizada pela Co-Facilitação da Parceria Florestal da Bacia do Congo das Repúblicas Francesa e Gabonesa, a reunião teve como tema “Acelerar a protecção e a gestão sustentável dos ecossistemas florestais da África Central“.

Desde a sua criação em 2002 na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, a CBFP tem funcionado como uma plataforma de diálogo essencial entre especialistas, representantes do sector privado e membros da sociedade civil.

Em estreita colaboração com o COMIFAC, a CBFP visa harmonizar as políticas florestais e ambientais, promovendo a conservação e o manejo sustentável dos ecossistemas florestais na Bacia do Congo.

As actividades da CBFP são direccionadas para a protecção da biodiversidade, promoção da boa governação florestal e melhoria das condições de vida das comunidades locais, apoiando a implementação do Plano de Convergência COMIFAC e da Declaração de Yaoundé.

A reunião em Kinshasa reforçou a importância da colaboração internacional para enfrentar os desafios ambientais globais e promover práticas sustentáveis que beneficiem tanto o meio ambiente quanto as populações que dependem directamente das florestas da Bacia do Congo. Esta cooperação é crucial para garantir um futuro sustentável para uma das regiões florestais mais importantes do mundo.

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido