Cheques bancários deixam de ser válidos até 2025
Cheques bancários deixam de ser válidos até 2025
Bancos

Os cheques interbancários do sistema de pagamento vão deixar de ser emitidos e aceites no sector bancário angolano, a partir do dia 31 de Dezembro deste ano até 2025, anunciou, esta sexta-feira, o Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com Banco Central, a descontinuidade da emissão e aceitação dos cheques interbancários é justificada pelo facto de se registar uma redução significativa na utilização destes meios, face a preferência dos clientes por instrumentos mais modernos, seguros, rápidos e cómodos, com destaque para transferências instantâneas, RUPE e Multicaixa Express.

Em comunicado, o BNA esclarece que, do ponto de vista da emissão dos cheques interbancários, a medida entra em vigor a 31 de Dezembro de 2024, sendo que o período de aceitação dos mesmos vai até ao dia 31 de Dezembro de 2025.

Conforme o documento, publicado no site do BNA, essa medida também visa mitigar o nível de risco que os cheques transmitem ao Sistema de Pagamentos de Angola, bem como o seu elevado custo de produção, a necessidade de investimentos avultados de renovação do sistema, tanto do lado do operador do Sistema de Compensação de Cheques, como dos intervenientes.

O Banco Nacional de Angola manifesta total disponibilidade para esclarecer quaisquer questões relacionadas com esta matéria, bastando, para o efeito, contactar o Departamento de Sistema de Pagamentos.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido