Descaso e irregularidades no concurso público organizado pela ENAPP
Descaso e irregularidades no concurso público organizado pela ENAPP
ENAPP

Os candidatos que participaram no concurso público de 2022 do Ministério da Saúde, organizado pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), entidade única recrutadora, denunciam o descaso e as irregularidades enfrentadas desde o início do processo.

O Imparcial Press soube que, apesar da aparente transparência inicial da ENAPP na selecção dos candidatos por mérito, o processo tornou-se moroso e repleto de obstáculos após a outorga dos certificados de admissão pelo Ministério da Saúde (MINSA), em Dezembro último.

A situação complicou-se ainda mais com a entrega das guias, que ocorreu de maneira obscura e sem comunicação oficial sobre datas, locais e horários. Mais de 500 candidatos, incluindo os denunciantes, ainda não receberam as suas guias, enquanto o MINSA anunciou a repescagem de 209 candidatos sem relação com o referido concurso.

Os candidatos afectados afirmam não compreender os critérios utilizados pelo MINSA para contactar os selecionados para repescagem, nem entendem por que ainda não receberam as suas guias, enquanto repescagens estão a ser realizadas, o que insinua que o processo está encerrado para eles.

Esgotados física e mentalmente após uma espera de dois anos e após passarem por todas as fases do concurso com mérito, os candidatos sentem-se injustiçados por não serem enquadrados devido à suposição de possíveis irregularidades.

Perante este cenário, os candidatos clamam por auxílio para resolver a sua situação e denunciam publicamente as irregularidades enfrentadas ao longo do processo de selecção.

De realçar que, em Março do ano transacto, o director nacional dos Recursos Humanos do MINSA, Baptista Monteiro, assegurou que os resultados cumpriram com os critérios adoptados de acordo com as carreiras, número de vagas e as especialidades a nível do sector.

Segundo o director nacional, dos 243.436 candidatos, cerca de 163.342, foram seleccionados para a fase dos testes.

Após a realização dos testes, acompanhado pelo júri do concurso público, 77.000 candidatos tiveram nota positiva para o preenchimento de 6.098 vagas. Assim, esclarece que foram seleccionados os 6.098 candidatos com as notas mais altas.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido