Detido director financeiro do Porto de Luanda por gastar mais de 20 milhões de kwanzas em compras
Detido director financeiro do Porto de Luanda por gastar mais de 20 milhões de kwanzas em compras
dev

O director administrativo e financeiro do Porto de Luanda, Wladmir Valter Sousa dos Santos, foi ontem, sexta-feira, 19, detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por crimes de “peculato” e “abuso de confiança”, soube o Imparcial Press.

Segundo as informações, Wladmir Valter Sousa dos Santos terá feito o uso, de forma indevido e fraudulento, de cartões de bónus de supermercados atribuídos ao Porto de Luanda, gastando, em benefício próprio, mais de 20 milhões de kwanzas.

De acordo com uma nota de imprensa assinado pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, enviada à redacção do Imparcial Press, Waldmir dos Santos foi detido no seu local de trabalho (no Porto de Luanda), quando se preparava, mais uma vez, se deslocar a um dos supermercados para “torrar” os cartões.

Conforme a nota, inicialmente o SIC obteve informações de que os gastos “desordenados” eram feitos por uma das funcionárias, identificada por Lídia Vanuza da Costa, colocada na Direcção Comercial do Porto de Luanda.

“Em sede de uma denúncia anónimo, que dava conta de que a secretária da Direcção Comercial do Porto de Luanda, identificada por Lídia Vanuza da Costa, que usou os bónus em benefício próprio, mas, diante dos factos, o SIC Porto despoletou acções investigativas que culminaram com a detenção do director administrativo e financeiro, bem como a apreensão dos respectivos cartões”, salienta o informe.

Assim sendo, como manda os ditames da lei, Wladmir Valter Sousa dos Santos será presente somente da segunda-feira, 22 de Abril, ao ministério público para actos do primeiro interrogatório e, posteriormente, ao juiz de garantias, para ulteriores procedimentos, enquanto diligências decorrem para localização e detenção de outros envolvidos.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido