Economista define os desafios do novo ministro da Indústria e Comércio
Economista define os desafios do novo ministro da Indústria e Comércio
rui mingues

Rui Miguêns de Oliveira foi nomeado, na última quarta-feira, como o novo ministro da Indústria e Comércio, substituindo Victor Fernandes, que ocupava o cargo desde Março de 2020. Rui assume a posição num momento delicado em Angola, com o aumento dos preços dos bens essenciais, devido à retirada parcial dos subsídios aos combustíveis, e à desvalorização do kwanza, a moeda local.

Além do desafio de estabilizar os preços, o novo ministro enfrenta outros obstáculos. É o que diz, em entrevista à DW África, o economista Nataniel Fernandes, que destaca a necessidade de industrializar o país.

Segundo este especialista, “é a falta de industrialização, competitividade da nossa indústria, da nossa cadeia logística e de comércio que faz com que estejamos dependentes das importações. As nossas infraestruturas estão voltadas para importarmos bens e para mandarmos bens não transformados e nós precisamos de mudar esse paradigma”, diz.

Outra tarefa importante para Rui Miguêns de Oliveira, diz o economista, é estabelecer padrões de qualidade para os produtos nacionais, de forma a facilitar a sua exportação e promoção no exterior.

O especialista também ressalta a importância de rever o plano de criação da Reserva Estratégica Alimentar (REA) do Governo, que tinha como objectivo influenciar a queda dos preços dos alimentos básicos.

“Para isso, temos que fomentar a nossa produção interna e ir reservando uma parte daquilo que é a nossa produção interna para criarmos uma reserva. Esse é um trabalho grande, um trabalho de longo prazo, mas que precisa ser feito com metas claras, com informação clara à população e aos operadores económicos”, concluiu.

in DW

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido