Falta de segurança provoca dois mortos na empresa Karam Indústria
Falta de segurança provoca dois mortos na empresa Karam Indústria
karam

Dois trabalhadores angolanos morreram em acidentes de trabalhos, na tarde de quarta-feira, 17, no interior da empresa indiana “Karam Indústria Limitada”, localizada no Polo Industrial de Viana, em Luanda, por falta de condições de segurança no local de trabalho.

De acordo com uma fonte, o primeiro caso aconteceu durante a construção de uma nave de fabricação de varões, que se destinam a construção civil.

Uma das vítimas terá sido sido ordenado por um dos chefes, de nacionalidade indiana, a subir a uma altura de mais de 30 metros, para colocar chapas na estrutura metálica, sem o mínimo de condições de segurança exigida em trabalhos desta natureza. O homem caiu e morreu no local.

O segundo caso que aconteceu, de acordo com a nossa fonte, no mesmo dia, quando um cidadão de aproximadamente 30 anos, perdeu o braço o quando produzia varão de aço. O mesmo morreu igualmente no local por ter perdido muito sangue.

A fonte, um dos funcionários da empresa que preferiu o anonimato por temer represálias, referiu que na empresa os indianos não se importam com a segurança dos angolanos no trabalho, sendo que, normalmente as questões que acarretam algum perigo de vida são normalmente entregues aos compatriotas, cujos salários não são nem um terço, comparado com os dos indianos.

A nossa fonte referiu que aquando do ocorrida todos os funcionários foram obrigados a entregar os telemóveis aos oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que acorreram ao local para perícia.

O facto que espanta os funcionários é que, recentemente, a Karam Indústria, afirmou ter arrecadado mais de 40 milhões de dólares de lucros, com a comercialização de materiais metais e de construção civil, em Angola, e não consegue assegurar um ambiente de trabalho adequado.

De realçar que o actual Presidente da Namíbia, Hage Gottfried Geingob aquando da sua primeira visita de Estado em Angola terá visitado a industria, localizada em Viana.

A Karam Indústria Limitada é uma que produz cabos eléctricos de baixa e média tensão de cobre, arames, tubos de aço e loiça diversa em alumínio.

Localizada no Pólo Industrial de Viana, em Luanda, a empresa emprega cerca de três mil trabalhadores, entre efectivos e prestadores de serviço, e fabrica também tubos e baldes plásticos, que são exportados para a Namíbia, Senegal, África do Sul, EUA, Canadá, Itália, Espanha Turquia, Japão, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.

com/Estado News

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido