Franco Mufinda regressa aos holofotes da política angolana
Franco Mufinda regressa aos holofotes da política angolana
mufinda

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou esta quarta-feira, em Luanda, o antigo Secretário de Estado para Saúde Pública do Ministério da Saúde, Franco Cazembe Mufinda, para o cargo de vice-governador da província de Malanje para o Sector Político, Social e Económico.

Em Setembro de 2022, Franco Mufinda foi excluído da lista dos dirigentes (ministros e secretários de Estado) que foram reconduzidos de cargos públicos após as últimas eleições gerais, após ter chegado ao público informações, segundo as quais, o mesmo mantinha uma relação amorosa com a ministra da Saúde, Silvia Paula Valentim Lutucuta, tal como noticiou, na altura, o Imparcial Press. (vide: Namoro com a ministra da Saúde afasta Franco Mufinda do Executivo de João Lourenço).

Poucos meses mais tarde, isto é, em Dezembro do mesmo ano, o ex-Secretário de Estado para Saúde Pública anunciou, na sua página do Facebook, o passamento físico da sua esposa que respondia pelo nome de Gotilde Madalena G. Mufinda, ocorrido em Luanda, vítima de doença. O infausto acontecimento foi igualmente noticiado por este jornal digital. (vide: Ex-Secretário de Estado para Saúde Pública perde a esposa)

Franco Mufinda, que se mostrou bastante consternado com o infausto, destacou a figura importante da malograda na sua vida e agradeceu a Deus por ter colocado em seu caminho uma mulher que considera cúmplice e que promete amar para sempre. Desse relacionamento surgiram três filhos.

De lá para cá, nunca mais se ouviu a falar do homem [Franco Mufinda] que roubava – em plena época da pandemia que dizimou milhares de pessoas em todo mundo, inclusive em Angola – os sorrisos dos telespectadores durante as apresentações dos balanços da extinta comissão multisectorial da Covid-19 em Angola, pelo o seu sotaque.

Hoje, por ironia do destino, em Decreto Presidencial, o Titular do Poder Executivo o nomeou para o cargo de vice-governador da província de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, preenchendo assim o lugar deixado por Domingos Manuel Eduardo, em Setembro do ano em curso.

Outrossim, o Presidente da República exonerou hoje Gilson Carmelino, do cargo de vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico.

Em outro decreto, de acordo com uma nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, por conveniência de serviço, o Presidente da República exonerou Anica de Sousa, do cargo de vice-governadora provincial do Namibe para o Sector Político, Social e Económico.

Por outro lado, o Chefe de Estado nomeou para vice-governador de Luanda para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, ex-deputado do MPLA e consta na lista de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs), e para vice-governador da província de Namibe para o Sector Político, Social e Económico, Abel do Rosário Kapitango.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido