General “Disciplina” nomeado embaixador
General "Disciplina" nomeado embaixador
general Disciplina

O antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general-de-exército reformado António Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, foi nomeado, em Novembro do ano transacto, ao cargo de Representante Especial (equiparado a embaixador) pelo Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, sob a indicação do Governo angolano.

Na última sexta-feira, 12 de Abril do ano corrente, o general “Disciplina” apresentou, em Bangui, as suas Cartas Credenciais ao Presidente da República do Centro Africana (RCA), Faustin Archange Toudera.

Além de Representante Especial do Presidente da CUA, o mesmo exercerá igualmente o cargo de Chefe da Missão da União Africana para a África Central e Oriental (MISAC), conforme um comunicado de imprensa da Representação Permanente de Angola junto da União Africana (UA), em Adis Abeba (Etiópia).

Na cerimónia solene, ocorrida sexta-feira, 12 de Abril, em Bangui, o general António Egídio de Sousa Santos exprimiu a sua gratidão pela sua nomeação pelo presidente da CUA, Moussa Faki Mahamat, e reafirmou a solidariedade da UA para com o povo e o Governo da RCA.

O diplomata angolano foi nomeado a 7 de Novembro de 2023 e recebido, em audiência, em Adis Abeba, por Moussa Faki Mahamat, na presença do Representante Permanente de Angola junto da UA e UNECA, Miguel César Bembe, que é também o embaixador de Angola na Etiópia.

Importa enfatizar que, o general-de-exército reformado Egídio de Sousa Santos “Disciplina” já desempenhou cargo de relevo a nível do continente africano. Entre 2004 e 2011, foi nomeado secretário-geral adjunto da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A 23 de Abril de 2018, foi nomeado para exercer o cargo de Chefe do Estado Maior General das FAA pelo Presidente da República, João Lourenço, após a exoneração do general-de-exército Geraldo Sachipengo Nunda, que actualmente é embaixador de Angola no Reino Unido.

Em Janeiro de 2023 foi exonerado do cargo, e no seu lugar o Presidente João Lourenço, usando das suas prerrogativas constitucionais, nomeou o general de Aviação Altino Carlos José dos Santos.

Professor na Universidade Agostinho Neto (UAN), em Angola, é pós-doutorado em História e Civilizações pela École de Hautes Études et Sciences Sociales (EHESS) de Paris.

É diplomado pela Escola Superior Político-Militar de Lvov-Ucrânia, na antiga URSS (1980 a 1985) e pelo Instituto Superior de Ensino Militar -ISEM-, Luanda em Comando e Direcção (2006).

Além de português, fala, fluentemente, francês, russo, kimbundu e kikongo.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido