Governo declara “tchianda” e “kizomba” como Património Cultural Imaterial
Governo declara "tchianda" e "kizomba" como Património Cultural Imaterial
tchianda

O Governo angolano declarou ontem, quinta-feira, 18, em Luanda, as danças e música tchianda e Kizomba, bem como os instrumentos musicais marimba e quissanje como “Património Cultural Imaterial Nacional”.

O anúncio oficial foi feito pelo Ministério da Cultura durante a cerimónia que teve lugar no Palácio de Ferro, em Luanda, no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala ontem.

O reconhecimento dos instrumentos musicais tradicionais marimba e quissanje e os géneros de música e dança tchianda e Kizomba, resulta da sua ampla divulgação a nível internacional, como bens de identidade angolana que gozam de elevado prestígio.

A directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, fez saber por outro lado, que foram igualmente declarados como monumentos e sítios, as Igrejas da Missão Católica do Cuvango e Metodista Unida de Malanje e o Colégio São José de Cluny, em Luanda.

Segundo Cecília Gourgel, o Ministério da Cultura considera a necessidade do reconhecimento das danças e dos momentos, como uma forma de salvaguardar a matriz angolana de pertença e garantir a transmissão para as gerações futuras.

Fez saber que o país possui, actualmente, um total de 323 monumentos e sítios classificados e cerca de 1.239 inventariados.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de Abril de 1982, pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), que este ano decorre sob o lema “Património Resiliente a Desastres e Conflitos – Preparação, Resposta e Recuperação”.

Segundo o Ministério da Cultura, o programa nacional da celebração deste ano procura não só prosseguir os objectivos formulados pelo ICOMOS, mas também reflecte, sobretudo, as preocupações e propósitos do Estado angolano no âmbito das políticas públicas a favor do património, combinando um conjunto de acções e de actividades culturais diversas.

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido