Governo prevê fusão do IACA e do INIC
Governo prevê fusão do IACA e do INIC
Maria de Jesus

Um Projecto de Decreto Presidencial para a criação da Agência Nacional das Indústrias Culturais (ANIC), através da fusão do Instituto Angolano do Cinema e do Audiovisual (IACA) e o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), foi apreciado, na última quarta-feira, pela Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.

A nova instituição terá por objecto principal regular, fiscalizar e controlar a política nacional de fomento, apoio e desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas e, em particular do livro, do disco e do artesanato, assim como a promoção da leitura, edição de obras cuja natureza se revele de interesse cultural e de grande alcance social.

Em declarações à imprensa, no final do encontro orientado pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, a secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, disse que a ANIC terá ainda a missão de conceber e implementar a estratégia do Estado em relação à actividade cinematográfica e audiovisual.

“Até agora, não existe grande controlo na área do cinema e audiovisual, e, com a implementação da agência, será possível arrecadar-se mais verbas para ajudar no Orçamento Geral do Estado“, acrescentou.

Afirmou que a agência terá um pouco de tudo o que se refere às indústrias culturais, desde o livro, disco, artesanato, assim como a promoção da leitura, para trazer benefícios aos criadores dessa área.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido