Hospital Azancot de Menezes abarrotado
Hospital Azancot de Menezes abarrotado
DG Manuela mendes

A directora-geral do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, Manuela Mendes, revelou ontem, sexta-feira, 19, em Luanda, que aquela unidade sanitária, com capacidade de 200 camas para internamento, está superlotada.

A médica Manuela Mendes avançou estes dados à imprensa no final da visita de constatação da provedora de justiça, Florbela Rocha Araújo, revelando que o hospital tem um registo de atendimento diário de 500 pacientes. Mas, neste momento, alberga 495 pacientes com várias patologias

Explicou que são realizados diariamente entre 80 a 100 partos, 40 cirurgias, entre cesarianas e patologias cirúrgicas infantis.

Informou também que desde junho de 2022 a março de 2024, 66 mil e 104 doentes adultos ocorreram ao banco de urgência, 70 mil e 408 na área de pediatria, tendo sido realizadas, neste período 355 sessões de hemodiálise por Insuficiência Renal Aguda (Ira).

Nesta senda, referiu que nestes dois anos de existência, a unidade hospitalar já realizou 34 mil partos e 14 mil 308 cirurgias.

Disse ainda que as idades das mulheres, a quem se realiza os partos diários, variam dos 15 aos 45 anos, tendo realçado a realização de um parto de uma parturiente de 11 anos, que deu entrada a semana passada.

Manuela Mendes que considerou de profícua a visita, informou que apesar da capacidade hospitalar estar superlotada tem se feito adaptações para que se consiga atender maior número de pessoas e que ninguém fica de fora.

Apelou às mulheres grávidas e mães dos pequenos a se protegerem dos mosquitos, usando mosquiteiros ou repelentes para evitar a malária que tem sido uma das maiores patologias que ocorrem naquele hospital.

O hospital materno-infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes foi inaugurado em Junho de 2022 e alberga neste momento cerca de 748 funcionários.

A unidade hospitalar, equipada com técnicas de reprodução, comporta três blocos, com serviços de urgências clínicas, sala de partos, obstetrícia e ginecologia, pediatria, fisioterapia e reabilitação física e cirurgia.

O hospital possui um serviço de exames complementares, TAC, Raio X, ecografia, mamografia, bem como laboratórios para hematologia, bioquímica e anatomia patológica, serviço de neonatologia para crianças prematuras e especiais.

A unidade hospitalar é de nível terciário de atenção, de referência nacional, com alta complexidade no atendimento de saúde materna, neonatal e infantil, bem como vocacionada para o ensino de excelência e desenvolvimento da investigação.

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido