Hospital Municipal do Cazenga sem reagentes – Pacientes obrigados a fazer análises fora
Hospital Municipal do Cazenga sem reagentes - Pacientes obrigados a fazer análises fora
hospital cazenga

Os utentes do Hospital Municipal do Cazenga, vulgo “Somague”, em Luanda, denunciaram, esta quarta-feira, a falta de reagentes para exames clínicos, obrigando-os a recorrer a um centro privado próximo da unidade sanitária.

Segundo alguns pacientes, citados pela Angop, depois da consulta, os utentes são encaminhados para um posto médico privado mais próximo para efectuar as análises exigidas, alegando indisponibilidade de reagentes.

Francisco Teixeira, que efectuou consulta na referida unidade sanitária, disse que lhe foi aconselhado por funcionários a fazer as análises fora do hospital devido à suposta inexistência de reagentes.

Considerou essa situação “constrangedora”, porque muitos pacientes “estão desprovidos de dinheiro para o efeito”.

Por seu turno, Madalena António, que levou o filho à consulta, também lamenta o facto e questiona os motivos que levam uma instituição pública a ficar sem reagentes para análises.

Já Engrácia Jacinto declarou que, mesmo quando os reagentes estão disponíveis, fazer análises no laboratório do hospital “Somague” é demorado, daí que muitos optam por fazê-lo no centro privado próximo da instituição.

Entretanto, o director do Gabinete Municipal da Saúde no Cazenga, Caetano Miguel, esclareceu que existem reagentes nas unidades sanitárias da municipalidade, admitindo que os técnicos que assim procedem o fazem de má fé.

Tranquilizou a comunidade que os reagentes existem nos hospitais e que, por isso, não há necessidade de os funcionários encaminharem os doentes às unidades privadas, porque, justificou, o objectivo é a humanização dos serviços de saúde.

Caetano Miguel alertou que os técnicos que se furtarem em atender aos doentes por alegada falta de reagentes e medicamentos serão sancionados. “Não existem motivos para que os técnicos da saúde procedam desta forma”, concluiu.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido