Huambo: Novos professores chamados a pautarem por conduta que inspire respeito
Huambo: Novos professores chamados a pautarem por conduta que inspire respeito
Angelino elovoco

O vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Edmundo Elavoco, disse esta quarta-feira, 10, que com o ingresso no sector da educação, de mais de 475 novos professores, distribuídos no segundo ciclo do ensino primário e secundário, a província ganha novos quadros para reforçar o contingente de docentes já existentes, minimizando assim a insuficiência de professores, principalmente para o ensino primário.

Angelino Elavoco, que falava em representação da governadora da província, Lotti Nolika, no acto de encerramento do plano de indução dos professores admitidos no concurso público de ingresso externo no sector da educação 2023/2024, referiu que num mundo em constantes mudanças e com uma acentuada crise de valores, os professores são chamados a serem exemplos de vida dos alunos, pautando por uma conduta que possa inspirar confiança, compromisso, respeito e responsabilidade.

O vice-governador realçou, por outro lado, que o executivo continua preocupado em criar condições para que os alunos aprendam, apostando no melhoramento das infraestruturas escolares e na construção de novas salas de aula, para atender no sistema normal de ensino, maior número de crianças, garantindo, desta forma, o direito inalienável à educação.

Na sua intervenção, segundo uma nota a que o Imparcial Press teve acesso, o director provincial da educação no Huambo, Mário Rodrigues, reconheceu que com a capacitação dos professores recém- admitidos, espera-se maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem, proatividade, criatividade e espírito de missão no exercício desta tarefa honrosa e espinhosa, mas sobretudo virada para a edificação dos futuros quadros do país, em particular do Huambo.

Mario Rodrigues lembrou, acrescenta a nota, que o professor deve ser o alicerce sobre o qual se constroe uma sociedade próspera, inclusiva e qualitativa.

Na sua mensagem, apresentada por Estevão Cassoma, os novos docentes destacaram a transferência e lisura do processo e garantiram que estão prontos e dispostos a darem a sua contribuição para a melhoria do ensino na província.

De referir que o ciclo formativo decorreu no período de 25 de Março a 9 de Abril do ano em curso, nos onze municípios que conformam a província do Huambo.

Estiveram presentes no acto de encerramento, que decorreu no anfiteatro do colégio comandante Bula, membros do governo provincial, directores municipais da educação, professores e encarregados de educação.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido