INEFOP abre bolsas para cursos técnico-profissionais
INEFOP abre bolsas para cursos técnico-profissionais
jovenss

Um total de 604 jovens da região Centro/Sul do país beneficiam desde hoje, segunda-feira, na cidade do Huambo, de bolsas para frequência de cursos técnico-profissionais, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

O projecto abrange as províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Huambo e Huíla, cujo acto de abertura foi presidido pelo vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas local, Elmano Francisco.

Desta cifra de bolseiros, constam 89 da província de Benguela, 92 do Bié, 89 do Cuando Cubanco, 104 do Huambo e 91 da Huíla, para a formação profissional no Centro Integrado de Formação de Tecnológica (CINFOTEC).

Neste sistema, foram disponibilizados cursos de Tecnologias de Informação e Comunicação, Electricidade, Energias Renováveis, Metrologia, Mecatrónica, Mecânica e Produção, com duração de 20 dias.

O projecto enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, relacionado com a formação de curta e média duração, para a qualificação do capital humano, enquanto acção prioritária do Exexutivo.

Para o efeito, foi constituído o “Programa Intercalar” que define a formação profissional dos jovens para a inserção no mercado do trabalho, assim como o empoderamento femenino, para a inclusão técnica e tecnológica na região Centro/Sul do país.

Na ocasião, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, disse que a qualificação do capital humano constitui um dos eixos estratégicos do Governo para o desenvolvimento social e económico.

Referiu ser necessário a expansão dos serviços tecnológicos, para a funcionalidade das indústrias e a qualificação da mão-de- obra na região Centro/Sul.

O vice-governador considerou que a formação profissional representa o caminho decisivo para o desenvolvimento e inclusão dos jovens na sociedade.

Por isso, exigiu maior desempenho dos bolseiros na absorção dos conhecimentos, para a conquista de resultados satisfatórios e alcance da qualidade técnico- profissional aceitável.

Por seu turno, o director do CINFOTEC-Huambo, Geraldo Pambassangue, adiantou que a partir de 2025, a instituição vai começar a ministrar formações profissionais de nível superior, fruto de um acordo assinado, entre o INEFOP e Wenzhou Politécnica da República Popular da China.

Reafirmou que o CINFOTEC será sempre um canal de formação de qualificação técnica especializada para as empresas, disponibilizando assim ferramentas modernas para a consolidação dos projectos tecnológicos em surgimento no país.

Actualmente, a instituição forma 250 jovens em diversos cursos profissionais resultantes dos acordos firmados com várias empresas com necessidade de modernização da mão –de- obra assim como a sua qualificação.

Desde a inauguração da infra-estrutura, em Janeiro deste ano, pelo Presidente da República, João Lourenço, foram já formados 304 jovens nas mais diversas áreas técnico-profissionais, incluindo os primeiros 15 candidatos em Robótica Industrial Básica para estimular o projecto económico no corredor do Lobito.

Características do CINFOTEC-Huambo

A infra-estrutura do CINFOTEC-Huambo possui uma área total de 20.576 metros quadrados e ocupa uma zona construída estimada em 6.531.17 metros quadrados situada no município do Huambo.

O centro conta com um auditório com 134 lugares, uma quadra multi-usos, uma estrutura com uma composição de dois grupos geradores, dois furos de água potável, um sistema reservatório com uma capacidade de 140.000 metros cúbicos, laboratório de robótica, linha de produção, leitura por coordenadas tridimensional, oficinas de máquinas agrícolas e áreas administrativas.

Academia “Cisco”, “Furukawa”, “Huawei” e “Comandos Numéricos Computadorizado-CNC” são outras valências disponíveis no CINFOTEC-Huambo.

in Angop

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido