Jornalista Guilherme Galiano apresenta “Memórias da Independência”
Jornalista Guilherme Galiano apresenta "Memórias da Independência"
galiano

O jornalista Guilherme Galiano prevê lançar no próximo dia 08 de Fevereiro, no auditório do Edifício Kilamba, em Luanda, o seu novo rebento [livro] intitulado “Memórias da Independência”, sob a chancela da Editora Acácias.

A apresentação da obra estará ao cargo de Rosa Cruz e Silva, antiga ministra da Cultura e actual porta-voz do Conselho de Estado.

De acordo com o prefácio, o livro “revela perspectivas subjectivas, episódios até hoje mantidos no espaço mais restrito do foro privado, estórias inesperadas, revividas e contadas por um conjunto de personalidades, que, oriundas de diferentes quadrantes políticos e sociais aceitaram partilhá-las num projecto televisivo intitulado “Memórias da Independência”.

Guilherme Galiano entrevistou 69 personalidades, no programa emitido pela TV Zimbo, que, em 2015, marcou a agenda mediática e se tornou numa referência de qualidade e de “serviço público” na televisão angolana.

No livro (primeiro volume) são disponibilizados testemunhos de políticos, militares, escritores, académicos, militantes dos três movimentos de libertação nacional angolanos (MPLA, FNLA, UNITA), num total de 11.

Entre as personalidades consta Dino Matross, Ernesto Mulato, França Ndalu, Jaka Jamba, Jorge Valentim, José Diogo Ventura, José Samuel Chiwale, Lucas Ngonda, Luzia Inglês, Roberto de Almeida e Roberto Ngongo.

Guilherme Galiano nasceu na província de Benguela, aos 28 de Setembro de 1960. Iniciou a sua carreira profissional na Rádio Universidade Tejo (RUT), onde apresentou o programa a “Voz do Kilimanjaro”, passando, depois, para a Rádio Comercial (1986 – 1992).

Esteve também na Rádio Clube Português (1992-1994), tendo ingressado, depois, no projecto “Canal África”, como um dos seus fundadores e onde foi “pivot” do programa “Manhã Informativa”, durante 16 anos.

Fez parte do programa “Kandandu” uma co-produção televisiva entre a RTP e a TPA, começando como repórter e, depois, apresentador do referido programa, em substituição de André Mingas.

Em 2009, abraçou um convite para exercer o cargo de director de Programas da TV Zimbo (a primeira estação televisiva privada de Angola). Em 10 anos de trabalho, na TV Zimbo, Guilherme Galiano já exerceu as funções de director de Informação e de Projectos Especiais, bem como a função de Presidente do Conselho de Administração.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido