Líder da FNLA quer Holden Roberto como Herói Nacional
Líder da FNLA quer Holden Roberto como Herói Nacional
fnla5

O presidente da FNLA, Nimi a Simbi, evocou hoje (sexta-feira), em Luanda, a vontade da massa militante deste partido em ver a figura de Álvaro Holden Roberto elevada ao estatuto de Herói Nacional e o 15 de Março à categoria de Feriado Nacional.

Discursando na cerimónia alusiva ao 15 de Março de 1961, data que assinala uma sublevação de nacionalistas angolanos no norte do país, o dirigente político disse que este acto não foi feito de forma desorganizada e irreflectida, mas resultou de uma prévia consciencialização política das populações.

Segundo ele, foi também a acção iniciada a 15 de Março de 1961 que despertou a consciência dos patriotas portugueses que, a 25 de Abril de 1974, depuseram o então presidente de Portugal, Marcelo Caetano.

Nimi a Simbi acrescentou que o 25 de Abril ergue-se como a linha divisória na formação do Portugal contemporâneo, uma vez que marca o fim da presença colonial portuguesa em África e estabilizou a democracia neste país europeu.

“Foi efectivamente o 15 de Março que produziu o rastilho independentista que se estendeu a Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe”, frisou.

Para o presidente da FNLA, a opção pela via armada no dia 15 de Março foi o último recurso encontrado pelos patriotas angolanos face à postura do regime colonial que se recusava a ceder a independência de Angola.

A cerimónia reuniu membros do Bureau Político e do Comité Central da FNLA, assim como militantes e simpatizantes.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido