Logística aérea e o crescimento do sector da aviação civil em Angola – Daniel Pedro
Logística aérea e o crescimento do sector da aviação civil em Angola - Daniel Pedro
AIAAN

A logística aérea se consolidou como um elemento indispensável na gestão dos negócio, proporcionando a rapidez e a eficiência da entrega dos mais variados produtos.

O transporte aéreo tornou-se a alternativa mais viável e fundamental para mercadorias perecíveis ou de valor elevado, que demandam um rápido reabastecimento, bem como para aqueles produtos cujos compradores necessitam de entregas rápidas.

Angola enfrenta um dos maiores desafios na actualidade na visão da logística aérea, tanto em infra-estruturas como em operadoras que desenvolvem estas actividades de origem distinto, até à última milha.

A logística aérea é um dos modos eficientes que leva em consideração os custos da operação, que é caracterizado pela segurança e agilidade, tratando de efectuar entregas de forma segura e rápida dentro do prazo estabelecido.

Outra dimensão importante é a de articular a económica com a actividade logística que nos remete para os designados pólos de concentração e/ou desenvolvimento de unidades territoriais que se pretende catalisar do processo de desenvolvimento territorial e que requerem forte contributo do sector logístico.

A Logística aérea em Angola, deve ser estudada de forma estratégica, segundo o Dr. Messias António Bumba, no seu artigo publicado no 23 Fevereiro de 2023. Entende-se logística aérea, como um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for necessário para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado.

Nos dias de hoje, o conceito da logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

A mesma faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo, ela agrupa todas as actividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações, tais como: Previsão da demanda; Gestão de stock’s; Transportes; Armazenagem; Desenho de redes de distribuição entre outras.

Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de acções isoladas para acções sinérgicas, baseado nisso, podemos entender melhor os conceitos de logística empresarial, logística integrada e logística reversa.

Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo, com a globalização da economia. Os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas, por ser uma ferramenta estratégica que pode promover a estabilidade da cadeia e/ou rede, que evidenciam a íntima conexão entre as duas realidades reflexas, economia e logística.

Uma economia débil, resultado de uma procura fragilizada e de uma oferta em dificuldade, inviabiliza os sistemas logísticos que servem esta economia. Torna-se possível a ligação estratégica com uma rede de empresas aéreas que facilitam o transbordo e garantem que os produtos cheguem a destinos com maior qualidade desejada.

A cadeia de logística para o transporte aéreo conta com alguns procedimentos fundamentais para a sua realização, segundo Prof.Doutor. Messias António Bumba, docente do Instituto de Gestão Logística e Transportes. Entre eles estão envolvidos os clientes, que podem ser os fornecedores ou os destinatários, as agências de cargas, as companhias aéreas que realizam o traslado e as alfândegas.

Tais etapas consistem na contratação e emissão de documentação, conferência e carregamento, monitoramento do trajecto e a entrega final.

No transporte aéreo de mercadorias destinadas à importação intervêm diversos actores. O transporte de carga aérea em Angola é todavia insipida, por várias razões, uma delas tem sido a não abertura do E-commerce no país, por parte de muitos mercados digitais, assim como os transportes finais de última milha.

O presente artigo trouxe reflexões sobre a logística aérea como um verdadeiro caminho para o crescimento do sector da aviação civil em Angola, visto que é um assunto da actualidade na visão da inauguração do novo aeroporto internacional António Agostinho Neto.

*Licenciado em Gestão de Logística e Transportes

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido