Luanda será o palco de Diálogo Político Ministerial entre SADC e União Europeia
Luanda será o palco de Diálogo Político Ministerial entre SADC e União Europeia
Sadc UE

A capital angolana recebe amanhã, 18 de Junho, uma importante sessão de Diálogo Político Ministerial entre a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Europeia (UE). O evento reúne líderes e representantes de ambas as partes para discutir temas cruciais como paz e segurança, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas, comércio e investimento, soube o Imparcial Press.

Segundo um informe enviado à redacção do Imparcial Press, a sessão será co-presidida pelo ministro das Relações Exteriores de Angola e actual Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Téte António, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Peter Szijjártó, em nome do Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, e pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell.

O Diálogo Político Ministerial, conforme a nota, serve como uma plataforma para fortalecer as relações entre a SADC e a UE, promovendo a cooperação em áreas chave como paz e segurança, comércio, e desenvolvimento económico sustentável.

Os líderes deliberarão sobre questões globais, continentais e regionais, avaliando a situação actual e os avanços na cooperação entre as duas entidades.

Entre os tópicos a serem abordados estão a implementação da cooperação existente, o Pacote de Investimento e Programação do Portal Global África-Europa, e a celebração de novos acordos de cooperação e financiamento.

Estes acordos destinam-se a apoiar programas regionais em diversas áreas, incluindo concorrência comercial e acesso aos mercados, comércio de serviços, gestão de recursos naturais, reforço digital seguro para África, facilitação do comércio e transportes em corredores estratégicos, sistemas alimentares sustentáveis, e apoio institucional e paz e segurança.

A SADC será representada pelo seu secretariado e pelos Estados-Membros da Dupla Troika, que inclui Angola, República Democrática do Congo, Namíbia, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. A UE contará com a presença do Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE), da Comissão Europeia, e das delegações da UE acreditadas na República do Botswana, na SADC e em Angola.

O Diálogo Político SADC-UE foi iniciado durante a Conferência Ministerial SADC-UE, em Berlim, Alemanha, em Setembro de 1994. A sessão de amanhã dará continuidade ao compromisso de ambas as partes de reforçar as relações e estabelecer um diálogo abrangente.

Conforme a resolução da sessão de Diálogo Ministerial SADC-UE de 2013, em Maputo, Moçambique, o Diálogo Político de Altos Funcionários é organizado anualmente, enquanto o Diálogo Político Ministerial ocorre bienalmente, alternando o país anfitrião entre as regiões da SADC e da UE.

A última sessão do Diálogo Político Ministerial SADC-UE foi realizada virtualmente em 16 de Junho de 2021, e a mais recente sessão do Diálogo de Altos Funcionários aconteceu de 7 a 8 de Junho de 2022, em Bruxelas, Bélgica.

Siga-nos
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Conteúdo protegido