Mabululu eleito futebolista do ano no Egipto
Mabululu eleito futebolista do ano no Egipto
mabululu

O atacante angolano Cristóvão Paciência “Mabululu” foi eleito o melhor futebolista estrangeiro a evoluir no campeonato egípcio em 2023, pelo jornal Al-Messa.

De 31 anos de idade, o atleta que na última época foi o artilheiro da Liga egípcia, com 16 golos, mereceu a distinção do conceituado jornal árabe, tendo recebido recentemente o troféu numa gala.

Na presente temporada, Mabululu é o líder da artilharia do campeonato egípcio, com 6 golos apontados em cinco jogos disputados.

O atleta esteve no Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), disputado recentemente na Côte d’Ivoire e ajudou a Selecção Nacional a garantir a qualificação aos quartos-de-final.

Na prova continental, foi responsável pelo golo do empate diante da então favorita Argélia (1-1), aos 68′, de penalti, castigando uma falta sobre si mesmo, não fezia muito tempo após merecer a confiança do técnico Pedro Gonçalves, na etapa complementar.

Após marcar o seu primeiro golo em prova do género, o atacante dos egípcios do Al-Ittihad Alexandria Club mostrou, outra vez, a qualidade de goleador nato na vitória de 2-0 diante do Burkina faso, com um golo de dificil execução técnica.

Mabululu confirmou à sua experiência e intimidade com as redes adversárias nas equipas que representou no Campeonato Nacional “Girabola”, nas diversas selecções nacionais, no campeonato líbio e actualmente no Egipto.

Em Angola, o jogador representou o Petro de Luanda (2011 e 2014), Recreativo do Libolo (2013), Interclube (2016), ASA (2017), Domant FC (2018) e 1.º de Agosto (2018/2019).

Após deixar o ASA, teve a carreira em risco. Contudo, o antigo treinador do Domant FC, Francisco Andre “Kito” convenceu a colectividade a contrata-lo.

Um trabalho específico foi feito com o atleta que ganhou forma desportiva e confiança para voltar aos campos e a resposta dada no relvado foi a desejada: terminou a competição como o melhor marcador do conjunto.

A conquista da “bota de ouro” do Girabola2018/2019, ao serviço do 1.º de Agosto, com 14 golos, foi a maior premiação individual do jogador.

Em função das suas exibições no CAN’2023, disputado fora de época, em 2024, o avançado, salvo pelo Domante FC do Bengo, está na mira de “olheiros” de várias colectividades do mundo.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido