Morreu o comandante do grupo “Estrelas de Cacesse” do Cuanza Norte
Morreu o comandante do grupo "Estrelas de Cacesse" do Cuanza Norte
antoni abilio

O comandante do grupo carnavalesco Estrelas de Cacesse, no município de Cambambe (Cuanza Norte), António Abílio, morreu, na tarde de terça-feira, 05, aos 65 anos, vitima de doença, numa unidades sanitárias da capital do país. O malogrado encontrava-se em Luanda a tratar de assuntos familiares.

Segundo fonte familiar, o bailarino deu entrada no hospital do Prenda, em situação de emergência, onde foi diagnosticado, pela primeira vez, com problemas renais e não resistiu durante a assistência médica a que foi submetido.

O comandante de Estrelas de Cacesse se notabilizou no mundo cultural, na década de 90, ao assumir a liderança do emblemático grupo carnavalesco, com mais de 80 anos de existência.

O grupo, que arrebatou o troféu em 2023, venceu várias vezes o carnaval na província do Cuanza Norte e é reconhecido pelo estilo de dança “Sussumuna”. Integra cerca de 300 foliões. Este ano, ficou na 6ª posição.

Em Fevereiro, António Abílio, informou que o grupo se encontra em fase de transição geracional, com a integração de jovens, para preservação da identidade cultural da região.

Foi também membro co-fundador do grupo desportivo Recreativo da Eka, desde os escalões de juniores até a sua desistência da Primeira Divisão do Futebol Nacional (Girabola), em 1993.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido