Nova Cimangola: Trabalhadores estrangeiros ganham acima de 25 milhões de kwanzas
Nova Cimangola: Trabalhadores estrangeiros ganham acima de 25 milhões de kwanzas
Cimangola

Mais de 500 trabalhadores da Nova Cimangola denunciam sucessivos atropelos à Lei Geral do Trabalho (LGT) por parte da entidade patronal, que mantém privilégios exorbitantes aos expatriados em detrimento dos nacionais, mesmo tendo as mesmas valências.

Numa carta assinada por mais de 500 funcionários da Nova Cimangola, distribuída à imprensa, os funcionários demonstram estarem agastados com o que entendem ser uma série de sucessivos atropelos aos direitos dos trabalhadores, bem como a consequente exposição de trabalhadores angolanos, que se encontra em condições de extrema humilhação.

A carta revela igualmente uma disparidade salarial entre funcionários que desempenham as mesmas funções e que muitas vezes, os expatriados ganham mérito do que foram os funcionários angolanos a fazer.

Na missiva, os trabalhadores espelham o facto de estarem a ser injustiçados apesar de desempenharem as mesmas funções que os cidadãos expatriados estando porém, até 50 vezes mais acima, em termos salariais do que o salário mais alto de angolanos em quase todos os sectores.

Segundo os mesmos, o salário corrente de um trabalhador angolano, na Nova Cimangola, está fixado entre os 200 e 400 mil kwanzas, enquanto que para os expatriados, o salário mínimo de 5 milhões de kwanzas, tendo ainda o direito ao equivalente a 200 mil kwanzas semanal para gastos pessoais.

A administração da cimenteira Nova Cimangola, é composta actualmente por 13 directores, dentre os quais, apenas dois são cidadãos de nacionalidade angolana que segundo informações estes dois últimos não têm qualquer expressão ou força de intervenção a favor dos cidadãos nacionais.

Segundo documentos em posse deste portal, o salário médio dos referidos directores está fixado entre os 25 e os 45 milhões de kwanzas, com subsídios semanais que vão até aos 2 milhões de kwanzas.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido