Nova direcção do 1º de Agosto será eleita no dia 30 de Março
Nova direcção do 1º de Agosto será eleita no dia 30 de Março
dagosto12

Os sócios do 1º de Agosto elegem no dia 30 de Março, na sua sede no “Rio Seco”, a próxima direcção do clube, para o quadriénio 2024-2028, de acordo a decisão da Assembleia Geral Ordinária, realizada sábado, e contou com 289 participantes, com as quotas regularizadas.

Orientada pelo presidente da Mesa, general de aviação Altino dos Santos, definiu o dia 16 do próximo mês para o encontro extraordinário, para a aprovação dos relatórios e contas.

O general Pedro Neto, preside a Comissão Eleitoral, Paulo Madeira é o secretário, enquanto Ngouabi Salvador será o escrutinador. As listas de candidaturas para a presidência começam a ser entregues a partir do dia 27 do corrente mês.

Actualmente, o Clube Desportivo 1º de Agosto é presidido pelo general Carlos Hendrick, segundo apuramos, candidato a sua própria sucessão, terá a concorrência do jurista Egas Viegas, sócio desde os 13 anos.

A lista integra ainda o ex-presidente do Recreativo da Caála, Horácio Mosquito, o proprietário da Escola de Futebol, com o mesmo nome, Norberto de Castro, e o actual presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, general de aviação Altino dos Santos, confirmou a data das duas assembleias do Clube Central das Forças Armadas para o próximo mês.

“No dia 16 de Março será o dia da apresentação do relatório de contas do clube de 2023, de modo a podermos criar as condições para a assembleia de renovação dos órgãos sociais no dia 30”, esclareceu.

O momento negativo em termos financeiros mereceu a avaliação do presidente da Mesa da Assembleia Geral da formação agostina.

“Já foram dados vários passos e neste momento o 1º de Agosto está a trabalhar com o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério das Finanças para ultrapassar a situação. A última reunião neste fórum, aconteceu no 4 de Janeiro, em que foi criada uma comissão que será dirigida pelos dois ministérios e oficiais seniores das finanças do clube, que vão auditar as contas dos anos passados”, destacou.

“O resultado disso, decidirá qual será o passo seguinte. O 1º de Agosto não é uma unidade orçamental, não é abrangido pelo Orçamento Geral do Estado (OGE), daí que tem de andar pelos seus próprios pés. O país está em constante mudança, fundamentalmente na questão das leis face à gestão da economia”, lembrou o dirigente. “O clube tem de definir a sua tutela e trabalhar fundamentalmente por si e o que vier do OGE, se continuar, deve ser visto como um complemento”.

O 1.º de Agosto movimenta o futebol, o atletismo, o andebol, o basquetebol, o judo, o karaté, a natação, a canoagem, o hóquei em patins e a pesca.

Fundado em 1977, o clube já foi dirigido por oitos presidentes, designadamente, Santana Pitra “Petroff” (1977-1979), Pedro Van-Dúnem “Loy”(1979-1982), Henrique Carreira “Iko” (1982-1988), Justino Fernandes (1988-1993).

Completam o grupo, Mello Xavier (1993-1999), Pedro Neto (1999-2007), Raul Hedrick (2007-2011) e Carlos Hendrick (2011).

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido