Novo embaixador do Reino da Bélgica em Angola chega a Luanda
Novo embaixador do Reino da Bélgica em Angola chega a Luanda
novo embaixa belgica

Stéphane Doppagne é o nome do novo embaixador do Reino da Bélgica em Angola (e São Tomé e Príncipe), que já se encontra, desde terça-feira, 1 de Agosto, em Luanda, para dar sequência às relações diplomáticas existentes entre os dois países.

O Imparcial Press sabe que, nos próximos dias, Doppagne entregará ao Presidente da República, João Lourenço, as Cartas Credenciais que o acreditam como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Reino da Bélgica, no Salão Nobre do Palácio Presidencial.

O diplomata – que substitui Jozef Smets, que cumpriu uma missão de quatro anos (2019 a 2023) como embaixador extraordinário e plenipotenciário em Angola – já exerceu o mesmo cargo em três países africanos, nomeadamente: Quénia, República Democrática do Congo e Camarões.

Na sua primeira mensagem a comunidade belga em Angola e não só, publicada nas redes sociais, o novo embaixador expressou o seguinte:

«É com grande alegria que cheguei no dia 1 de Agosto a Luanda para assumir as minhas funções de Embaixador em Angola e São Tomé e Príncipe. Esta é a minha quarta missão diplomática em África, depois do Quénia, da República Democrática do Congo e dos Camarões.

Várias visitas bilaterais tiveram lugar nos últimos meses, outras estão planeadas para breve.

A Bélgica congratula-se com o importante papel diplomático que Angola desempenha na cena regional, em particular na região dos Grandes Lagos. Está também a desenvolver-se uma intensa cooperação entre os nossos dois países nos sectores portuário, ferroviário e diamantífero.

Por último, juntamente com toda a equipa da embaixada, atribuirei uma especial importância aos serviços consulares aos belgas e à emissão de vistos. É, pois, com grande entusiasmo que inicio o meu mandato e espero encontrar-me convosco muito em breve.»

De realçar que, após a publicação dos resultados definitivos das eleições gerais de Agosto de 2022, Stéphane Doppagne esteve em Luanda e participou – como enviado especial da Bélgica para a Região dos Grandes Lagos – na cerimónia de juramento do Presidente eleito João Lourenço, em Setembro do ano transacto.

Após o jantar de Estado no palácio, na presença do Presidente e de vários chefes de Estado, teve também conversações com responsáveis políticos angolanos sobre a situação nos Grandes Lagos, o importante papel de Angola no processo de paz.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a Bélgica são consideradas saudáveis, históricas e respeitosas, e registam-se desde 1979, conforme uma nota do Ministério das Relações Exteriores.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido