Queixas sobre falsos naturopatas dispararam para cerca de três mil casos
Queixas sobre falsos naturopatas dispararam para cerca de três mil casos
natural

Crescem as queixas em relação à actuação dos falsos naturopatas que, através de anúncios de programas de rádios, TVs, jornais e redes sociais, vendem o sonho de uma saúde melhor através da indicação de receitas e medicamentos milagrosos capazes de curar os mais diversos tipos de doenças.

São chás, raízes, comprimidos, ampolas e outros medicamentos e suplementos criados à base de plantas e flores naturais que esses naturopatas indicam para revitalizar a vida de quem tem a saúde nos picos.

Muitos desses naturopatas nunca passaram por nenhum processo formativo e com as suas receitas põem em risco centenas de vidas, como alerta o Fórum de Medicina Tradicional de Angola (FOMETRA).

Dados desta organização, contabilizam perto de três mil queixas envolvendo a actuação dos falsos naturopatas espalhados por todo o país. Da lista destes falsos profissionais perfilam, além de angolanos, chineses, congoleses e nigerianos que actuam em estabelecimentos comerciais que designam de ervanárias, centros médicos e laboratórios onde intoxicam as suas vítimas cujas consequências podem inclusive, levar à morte.

Feliciana Fezilina já foi vítima destes profissionais. Farta de tentar a cura na medicina convencional, tentou recorrer ao tratamento natural para curar uma dor no peito que a apoquenta há anos. Entre mentiras e falsas indicações, Feliciana passou por diversas mãos de pessoas que se diziam naturopatas, mas que não passavam de meros “brincalhões”, como a mesma fez questão de qualificar.

Natural da província do Zaire, Feliciana contou que já foi parar a Malanje e Uíge devido à indicação destes falsos naturopatas que, por pouco, a intoxicavam de medicamentos e suplementos.

“Receitavam-me muita coisa mas não passava. Era tudo mentira e brincadeira, enquanto por dentro a doença aumentava”, lamentou a jovem de 31 anos de idade que hoje está a tratar-se numa conhecida clínica de medicina tradicional em Luanda.

in OPAÍS

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido