Rei Satipamba lança livro sobre Ombala-Ya-Naluheke
Rei Satipamba lança livro sobre Ombala-Ya-Naluheke
Rei Satipamba

A obra literária “Conheça Ombala-Ya- Naluheke”, da autoria do Rei Mário Satipamba, foi lançada hoje, segunda-feira, 06, na vila de Xangongo, província do Cunene.

Com 52 páginas, a obra – que está a ser comercializada ao preço de 8.500 kwanzas – retrata a origem e desenvolvimento da história dos Ovambadja, seu lugar na historiografia angolana e vai servir de apoio aos historiadores, investigadores, antropólogos, académicos, entre outros.

O autor referiu que o livro destaca a importância social, cultural e histórica deste povo para despertar, na nova geração, o interesse sobre a história dos ovambadja e da província, no geral.

Ao apresentar a obra, o promotor do projecto “Escrever para Florir”, Leonardo Tuyenikumwe, disse que o autor faz uma descrição da origem, fixação e divisão dos povos ovambadja, assim como a construção dos reinos de Ombala-Yo-Mungo e Ombala-Ya-Naluheke.

De acordo com o promotor, a obra retrata as figuras que contribuíram para o desenvolvimento das personalidades e soberania do reino ovambadja, perda da sua soberania e os desafios actuais.

O reino de Ombala-Ya-Naluheke começou a ser povoado a partir do século XV, provavelmente quando surgiram povos provenientes dos grandes lagos, com a finalidade de procurar melhores condições de vida.

Mário Satipamba é o vigésimo rei de Ombala-Ya- Naluheque, entronizado em 2009.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido