Sapalo António anuncia a sua candidatura à presidência do PRS e diz não estar suspenso
Sapalo António anuncia a sua candidatura à presidência do PRS e diz não estar suspenso
Sapalo antonio 1

O antigo vice-ministro no Governo da Unidade e Reconciliação Nacional (GURN), pelo Partido de Renovação Social (PRS), Sapalo António, anunciou esta quarta-feira, 31 de Janeiro, a sua candidatura à presidência do partido.

“Sou um dos fundadores do PRS em 1990, reúno todos os requisitos necessários para liderar o PRS”, disse aos jornalistas Sapalo António, que prometeu cumprir e fazer cumprir os instrumentos legais e orientações que regem a vida do partido, bem como harmonizar a formação, caso vença as eleições.

Sapalo António comprometeu-se ainda a promover a inclusão no partido, assegurar a disciplina, o desenvolvimento da política e a valorização dos militantes e quadros da formação política, torná-la mais forte, bem como promover acções de mobilização para a admissão de novos militantes.

Sapalo António, que já foi presidente do Grupo Parlamentar do PRS, disse que Angola precisa de uma nova orientação política, baseada nos valores da liberdade, da democracia e dos princípios republicanos, assim como da união da Nação, fundados na descentralização política.

A direcção do PRS diz que Sapalo António, não poderá concorrer à liderança no V Congresso, previsto para decorrer de 02 a 04 de Abril de 2024, por estar suspenso.

“A direcção do PRS não suspendeu o cidadão Sapalo António. A suspensão é uma decisão do presidente Benedito Daniel, o que não é legítimo”, respondeu Sapalo António.

“Não existe nenhum processo que fundamente o meu afastamento. Por isso, o caminho está aberto para eu concorrer à presidência do partido”, acrescentou Sapalo António.

Refira-se que o actual presidente do PRS, Benedito Daniel, anunciou que vai candidatar-se para um segundo mandato, pois recebeu moções de apoio por parte dos secretários das 18 províncias do País.

O Partido de Renovação Social foi fundado em 1990. Na primeira eleição em que participou, em 1992, ganhou seis assentos na Assembleia Nacional. Em 1999, o partido passou por um período de conflito interno, em que quatro deputados foram expulsos.

O PRS conquistou 3,17% dos votos nas eleições de 2008, ganhando oito assentos dos 220 da Assembleia Nacional. Nas eleições de 2012 o partido viu sua bancada reduzir-se a três cadeiras, e na de 2017 a duas. Nas eleições de 2022 o partido conseguiu dois deputados.

in NJ

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido