SOMILUANA prevê inaugurar nova Central de Escolha
SOMILUANA prevê inaugurar nova Central de Escolha
Somiluana

A Sociedade Mineira de SOMILUANA, localizado no município de Lucapa, na província da Lunda-Norte, vai inaugurar no próximo mês de Abril, a sua nova Central de Escolha (CRP), com capacidade para 6 toneladas de metros cúbicos, o que poderá contribuir para o aumento da produção de diamantes naquele depósito secundário na ordem dos 12 mil quilates por mês e a criação de mais de 762 empregos.

O director-geral adjunto da referida sociedade mineira, Guilherme Raimundo, disse esta quarta-feira, 27, que a inauguração do empreendimento marca o arranque da fase de produção em grande escala, enquadra-se no âmbito das jornadas técnico-científicas alusivas ao Dia do Trabalhador Mineiro, a decorrer de 15 a 27 de Abril, sob o lema “A Revolução e Perspectivas da Actividade Mineira em Angola”.

Conforme as informações em posse do Imparcial Press, a empresa prevê alcançar cerca de 77 milhões de dólares anuais ao longo de aproximadamente 20 anos de operação.

O início de exploração efectiva da mina, abre novas perspectivas no subsector dos diamantes, com realce para o aumento das receitas fiscais, segundo as previsões da ENDIAMA E.P..

Com uma área de 444 quilómetros quadrados de concessão, o depósito secundário (aluvião), a mina conta com uma participação de 33% da Sociedade Mineira de SOMILUANA e 67% detidos pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA).

Por outro lado, as jornadas do Trabalhador Mineiro deverão ficar, igualmente, marcadas pela inauguração do Projecto de Exploração de Fosfato de Cácata, na província de Cabinda, com uma área de 85 quilómetros quadrados de concessão, num período de 10 anos susceptível de ser prorrogado.

A exploração de Fosfato está enquadrada na estratégia do Executivo angolano em tornar o país autossuficiente em fertilizantes, de forma a potenciar a produção agrícola nacional e, por via disso, deixar de gastar elevadas somas em divisas com a importação de insumos.

O fosfato é um elemento fundamental no fabrico de fertilizantes, pois constitui a principal fonte de energia para a realização do processo de fotossíntese das plantas, sendo que, junto com o potássio aceleram o processo de crescimento dos vegetais.

Durante as referidas jornadas comemorativas, será realizada a gala do “Prémio Catoca de Jornalismo”, um seminário subordinado ao tema “Recursos Minerais e a Cadeia de Valor do Ouro em Angola”, entre outras iniciativas.

Siga-nos e deixa um:
fb-share-icon0
Tweet 5k
Pin Share20

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook0
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido