Zaire: Desconhecidos vandalizam Complexo Escolar nº 20 no Soyo
Zaire: Desconhecidos vandalizam Complexo Escolar nº 20 no Soyo
escola vandalo

Elementos desconhecidos protagonizaram actos de vandalismo e pilhagem do Complexo Escolar nº 20, localizado no bairro da Garra, periferia da cidade do Soyo, província do Zaire.

Os marginais, que de forma recorrente, vandalizam esta instituição de ensino, nos últimos meses, retiraram as portas, janelas, sanitas e pilharam o equipamento informático ali montado.

Em declarações ontem à imprensa, o director da referida escola, João Miguel, explicou que a instituição esteve durante algum tempo desprovida de agentes de protecção física, facto que estimulou a acção dos malfeitores.

João Miguel referiu que a gravidade da situação levou a direcção do complexo escolar a solicitar uma comparticipação financeira dos pais e encarregados de educação, que resultou na contratação de quatro agentes de protecção física.

O gestor disse que os danos materiais resultantes desta acção são avultados e estão a criar enormes transtornos para o normal funcionamento da instituição que conta com 18 salas de aula e atende cerca de 200 mil alunos em dois períodos.

“A comparticipação financeira está a permitir, também, a reposição paulatina do equipamento informático retirado dos gabinetes administrativos da instituição”, sublinhou.

A fonte disse que a reposição das portas, janelas, sanitas, do sistema eléctrico e outro material pilhado transcende a capacidade de resposta da instituição de ensino que dirige, pelo que aguarda por uma intervenção das autoridades administrativas locais que estão a par da situação.

A referida escola existe desde 1963, na altura com apenas duas salas de aula, tendo sido reabilitada e ampliada para 18 salas de aula, biblioteca, área administrativa e outros compartimentos, em 2013.

Actualmente, este estabelecimento de ensino atende mil e 974 alunos, do ensino primário ao IIº ciclo do ensino secundário, incluindo o subsistema de ensino de adultos, com o concurso de 34 professores.

in Angop

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido