Zaire: Detido responsável do gabinete de segurança empresarial da ENDE por corrupção
Zaire: Detido responsável do gabinete de segurança empresarial da ENDE por corrupção
ENDE zaire

Um funcionário da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi detido na quinta-feira, 3 de Agosto, por ter se apropriado de dinheiro da multa que deveria ser aplicada a um motorista que danificou cabos eléctricos de baixa tensão.

Trata-se do responsável do gabinete de segurança empresarial da ENDE, de 43 anos de idade, que recebeu 35 mil kwanzas do motorista de um camião contentorizado que arrastou e danificou cabos eléctricos no bairro 11 de Novembro, deixando alguns moradores às escuras.

O acusado foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) em parceria com agentes da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), na sequência de uma denúncia pública.

Em declarações hoje à imprensa, a chefe do departamento de inspecção, auditoria e combate à corrupção da IGAE no Zaire, Marisa Salvador, explicou que o acto praticado se configura ao crime de recebimento indevido de vantagem, previsto e punível nos termos do artigo 357º, do Código Penal, e do enriquecimento sem causa, conforme estipula o artigo 37º da Lei nº 3/10, de 29 de Março, Lei da Probidade Pública.

Informou que o camionista, de 40 anos de idade foi, igualmente, detido, na condição de presumível corruptor activo, sendo que ambos serão presentes ao juiz de garantia para os procedimentos subsequentes.

Siga-nos

Compartilhar:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Twitter
Visit Us
Follow Me
LINKEDIN
INSTAGRAM
error: Conteúdo protegido